Nossos serviços

Psicologia

PSICOTERAPIA

O Psicólogo utiliza a psicoterapia para a cura ou diminuição do sofrimento emocional, estresse ou incapacidade do paciente de administrar certas situações da vida cotidiana, em decorrência de um transtorno emocional.
Os atendimentos terapêuticos podem ser feitos de forma individual, com casal, ou em grupo, conforme a indicação.
O processo terapêutico abrange várias formas de atuação, dependendo da linha terapêutica a ser abordada pelo Psicologo.
Durante as sessões, o Psicólogo pode utilizar várias ferramentas de apoio além dos diálogos, como por exemplo atividades gráficas, técnicas de relaxamento, testes psicológicos, entre outros; isso dependerá da necessidade do cliente e da linha terapêutica desenvolvida pelo profissional.
A Sessão de Psicoterapia tem duração de 50 minutos que podem variar de uma ou mais sessões por semana conforme o caso.

http://site.cfp.org.br/wp-content/uploads/2012/07/codigo_etica.pdf

INTEGRAÇÃO FÍSIO-PSÍQUICA

São atendimentos individuais ou em grupo onde serão aplicadas várias técnicas corporais de relaxamento com a intenção de trazer a tona lembranças e pensamentos, que de alguma forma afetam a vida atual desta pessoa.
Ao tomar consciência destes conteúdos, espera-se que, com o tempo,, a pessoa consiga lidar melhor com suas dificuldades. E aquelas que persistirem podem ser trabalhadas com auxílio da psicoterapia..

PSICANÁLISE

O psicanalista é o profissional que possui uma formação em psicanálise, método terapêutico criado pelo médico austríaco Sigmund Freud, que consiste na interpretação dos conteúdos inconscientes de palavras, ações e produções imaginárias de uma pessoa, baseada nas associações livres e na transferência. Segundo a instituição formadora, o psicanalista pode ter formação em diferentes áreas de ensino superior.

TERAPIA COGNITIVO-COMPORTAMENTAL

A Terapia Cognitivo Comportamental é uma abordagem estruturada, baseada em evidências, orientada para objetivos e focada nos problemas.
Um evento comum do nosso cotidiano pode gerar diferentes formas de sentir e agir em diferentes pessoas, mas não é o evento em si que gera as emoções e os comportamentos, mas sim o que nós pensamos sobre o evento; nossas emoções e comportamentos estão influenciados pelo que pensamos. Nós sentimos o que pensamos. (Burns, 1989) Paulo Knapp & colaboradores (2004, pg. 20)
O foco do tratamento está na análise do processamento interno do que vimos, sentimos, pensamos e como nos comportamos.
Planejamos o uso de técnicas e intervenções onde incentivamos a autonomia e participação ativa do cliente na busca pelo autoconhecimento, identificação, análise e modificação das distorções do pensamento. Como resultado do processo, objetivamos tornar mais flexíveis, os pensamentos sobre os eventos que lhe trazem sofrimento e redução dos sintomas emocionais, ensinando o cliente a ser seu próprio terapeuta.
Principais autores da Teoria Cognitivo Comportamental: Aaron Beck, Judith Beck, Leahy, Dobson, Neenan e Dryden. Fonte: Terapia Cognitivo-Comportamental na prática psiquiátrica - Paulo Knapp & Colaboradores

ORIENTAÇÃO PARA PROJETOS DE APOSENTADORIA

Possibilita amparo e preparação psicológica para viver esta fase de transição da vida pessoal e da carreira mantendo o bem-estar físico e emocional. É importante ressaltar que o bem-estar na aposentadoria depende das atitudes dos aposentados perante a vida.
Neste processo favorecemos o autoconhecimento, aprendizado de novas competências pessoais e a Construção de novos Projetos de Vida no pós-carreira tais como: projeto de saúde, financeiro, de lazer ou vida pessoal e projeto de redirecionamento da carreira com nova atividade profissional. Atividade pode ser individual ou em grupo.

ORIENTAÇÃO DE CARREIRA

A orientação de carreira visa atender pessoas que estão cursando a faculdade ou curso técnico ou já trabalham na área e estão insatisfeitas e não se identificam com a opção escolhida.
Alguns dos motivos pela busca da reorientação são: falta de identificação e prazer com as atividades exercidas ou com o curso escolhido, falta de perspectivas da carreira, falta de informação sobre áreas de atuação, ausência do conhecimento das próprias necessidades e ausência das competências para desenvolver as atividades profissionais.
O trabalho é feito seguindo algumas etapas da Orientação Profissional, porém, partindo de contexto particular de cada orientando. Atividade individual.

ORIENTAÇÃO VOCACIONAL

É um processo de busca da escolha da profissão, onde trabalhamos com algumas etapas: autoconhecimento; conhecimento das profissões, do mercado de trabalho, propostas curriculares dos cursos e características das universidades; expectativas e escolha da profissão.
Analisamos os aspectos internos e externos que influenciam no processo da escolha. Observamos o passado e o presente do orientando refletindo sobre quais habilidades, competências e conhecimentos ele já possui e quais serão necessárias para lidar com o cenário profissional futuro demandado pelas profissões, bem como, os diversos caminhos existentes para o curso escolhido. Atividade pode ser individual ou em grupo.

ORIENTAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES PROFISSIONAIS

A orientação profissional visa amparar emocionalmente e capacitar o profissional a administrar situações de conflitos pontuais e específicas das relações interpessoais do ambiente do trabalho e tem a proposta de gerar bem-estar psicológico e relacionamentos mais saudáveis.
Através da psicoeducação e do treino de habilidades sociais, o profissional será instruído e capacitado a manter novos comportamentos funcionais que possibilitem melhores resultados no trato com as pessoas do trabalho. Atividade individual.

Harmonia Espaço Terapêutico

espacoharmoniasp@hotmail.com

Rua Domingos de Moraes 1372 conj 6A
Metrô Vila Mariana Cep 04010-200 São Paulo - SP

Telefones

(11) 3535-1568
(11) 5084-0933